Amazonense de Wrestling Sênior vale vaga para o Brasileiro

A nata da luta olímpica local tem encontro marcado na Vila Olímpica de Manaus neste sábado, 18 de fevereiro, a partir das 10h. O Campeonato Amazonense de Wrestling Sênior 2017 promete um show de técnica no tapete, pois servirá como seletiva para formação da equipe que representará o Estado no Brasileiro da modalidade, de 10 a 11 de março, no ginásio do Cefan, Rio de Janeiro.

A categoria Sênior é a que reúne os atletas adultos, ou seja, a elite do wrestling. Segundo o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Olímpica (FALLE), Waldeci Silva, são esperados aproximadamente 80 atletas para competir em oito categorias de peso do masculino (57 kg, 61 kg, 65 kg, 70 kg, 74 kg, 86 kg, 97 kg e 125 kg) e cinco do feminino (48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg e 69 kg).

As inscrições custam R$ 80 e podem ser feitas até as 18h da próxima sexta-feira, dia 17. A pesagem acontece também na sexta-feira, das 18h às 19h30, no CT de wrestling da Vila Olímpica de Manaus – a tolerância é de 2 kg.

Entenda a modalidade

A luta olímpica atualmente é dividida em três estilos: greco-romano, livre masculino e luta feminina. Os três estão presentes no cronograma olímpico com seis categorias de peso cada. Cada estilo possui ainda duas categorias não olímpicas.

O objetivo é comum aos três estilos: imobilizar o oponente com as costas para o solo, o chamado encostamento. Esta ação encerra imediatamente a luta. Outras palavras como Touché e Pin também são utilizadas para denominar o golpe. Caso nenhum dos dois atletas consiga executar o golpe que encerra a luta, a decisão será feita de acordo com a pontuação acumulada ao longo dos dois rounds de três minutos.

Luta feminina

A luta feminina é equivalente ao estilo livre masculino. Logo, o uso das pernas para defender e atacar é permitido. É a única categoria disputada pelas mulheres e entrou no cronograma olímpico na edição de 2004, em Atenas. As categorias olímpicas são 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg e 75 kg. As categorias não olímpicas são 55 kg e 60 kg.

Patrocinadores e apoiadores

O evento tem patrocínio e apoio das seguintes instituições públicas e privadas: Governo do Amazonas (Sejel), Prefeitura de Manaus (Semjel), Gaia Projetos e Consultoria Técnica, Deo Academy, Forró de Nós, Press Comunicação Estratégica, Ecavi Design e Gráfica Rápida, Sabiá Construtora, Truda Kimonos e Emanuel Sports & Marketing.

COMENTÁRIOS

comentários

Pedro Henrique
Respiro WMMA 26 horas por dia, só irei descansar quando as mulheres chegarem no mesmo nível dos homens!